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10/10/2014 - EAD facilita acesso ao ensino para pessoas com deficiência física
09.10.2014

O Dia Nacional do Deficiente Físico é celebrado em 11 de outubro. No Brasil, cerca de 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), número que corresponde a 23,9% da população total do país.

Quanto à alfabetização entre pessoas com deficiência, com mais de 15 anos, a taxa é de 81,7%. Já na população em geral, esse número sobe para 90,6%. Nesse sentido, o grau de deficiência pode ser considerado um fator comprometedor para o avanço no processo de escolarização. Para pessoas com deficiência motora, por exemplo, a falta da mobilidade ou a distância são alguns dos problemas enfrentados no momento de concluir os estudos. Para o diretor do Instituto Monitor, escola pioneira em EaD no Brasil, a educação a distância pode ser uma alternativa para estas pessoas, pois todo o conteúdo dos cursos está disponível on-line, e o aluno só precisa ir à escola para fazer as avaliações. “A metodologia adotada pela EaD possibilita que a pessoa com deficiência estude em casa ou no local que considerar mais adequado, sem ter o inconveniente de se deslocar até a instituição diariamente. O Instituto Monitor, por exemplo, tem toda a estrutura para receber uma pessoas com deficiência física, mas nós sabemos que nas ruas e no transporte público, a acessibilidade é limitada”, contemporiza Alves.

O Censo do IBGE ainda mostra que em regiões mais distantes os índices de alfabetização entre pessoas com deficiência são os mais baixos do Brasil. No Nordeste, por exemplo, apenas 69,7% deles foram alfabetizados. “Neste caso, a EaD contribui em dois aspectos: é capaz de chegar em regiões remotas do país e alcançar um público que antes não tinha outra opção para avançar no caminho para o conhecimento. Este é o principal aspecto da educação a distância, democratizar a educação e promover a inclusão social”, defende Alves. “Uma dificuldade física, visual ou mental, seja qual for, não pode ser um fator determinante para definir o papel do indivíduo na sociedade. A EaD facilita o acesso e a interação entre os alunos, com fóruns, chats, enfim, diferentes formas de integrar os estudantes que optaram por essa modalidade de ensino”, explica o diretor.

A legislação brasileira também prevê a reserva vagas de trabalho para as pessoas com deficiência, e com o avanço na escolaridade, esse grupo social passa a ser cada vez mais incluído no mundo corporativo. “Embora a definição de cotas seja uma iniciativa louvável , a pessoa com deficiência precisa se capacitar para estar apto a exercer as atividades propostas. Portanto, a educação é um requisito essencial nesse processo”, finaliza.


Fonte: http://www.segs.com.br/educacao

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