Vestibular 2019 Inscreva-se
Terça-feira, 19 de Março de 2019
Notícias
06/08/2015 - Como criar uma boa rede de contatos fazendo um curso a distância

 Contatos são parte muito importante de se fazer uma graduação ou uma pós. Ter essa rede de relacionamento é ainda mais importante em tempos de alta concorrência, pois pode trazer muitas vantagens para o profissional: oportunidades como indicações para vagas de emprego e ofertas de parcerias ou até de sociedade acontecem, geralmente, devido ao networking. Mas como conseguir montar uma boa rede de contatos fazendo um curso a de ensino a distância (EaD), onde não se tem contato presencial com professores e colegas de classe?

Para Karin Müller, professora e coordenadora na Universidade Metodista de São Paulo, a distância não é um impeditivo e nem torna a experiência do networking mais difícil. "Na educação a distância conseguimos maximizar essa experiência, pois, além de ter a oportunidade de conhecer outras realidades diferentes daquela na qual está inserido, o aluno cria uma rede de relacionamento com outros profissionais que estão atuando em todo o país, e não apenas na sua cidade ou estado", explica Karin.

 

Tecnologia ao nosso lado

Karin destaca que, muitas vezes, é justamente a distância geográfica que desperta o interesse dos alunos em estabelecerem contato através da internet. "Sentimos que os alunos gostam de interagir mais por estarem longe. Eles buscam saber mais sobre seus colegas, trocam e-mails e se adicionam nas redes sociais - e não apenas para falar do conteúdo das aulas", afirma.

Redes sociais como Facebook e Linkedin são grandes meios facilitadores de manutenção desses contatos. Além delas, outras ferramentas como Skype e Hangouts são capazes de encurtar enormes distâncias facilitando a realização de pequenos encontros e reuniões online. "Precisamos usar toda essa tecnologia a nosso favor quando falamos em networking", reforça Karin.

Além disso, algumas instituições de ensino promovem iniciativas online para divulgação de eventos e de vagas que podem integrar alunos e ex-alunos, aumentando ainda mais as oportunidades de networking. Cabe ao aluno fazer o seu máximo para aproveitar oportunidades como essas.

 

Qualidade é o ponto chave

Acima de tudo, é importante entender que não basta apenas fazer os contatos: o ponto crucial é, na verdade, a qualidade deles. "Ter uma lista enorme de pessoas não representa sucesso no networking. É preciso estar presente nas redes com aqueles que realmente são importantes, conhecer os eventos da área, participar deles, ter conversas interessantes", destaca Karin.

Também é fundamental estar aberto para ajudar, e não somente para pedir ajuda. Lembrar dos contatos somente quando precisar de auxílio é um erro que pode atrapalhar o networking. Por isso, o ideal é sempre retribuir e lembrar de criar oportunidades.


Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/ead/como-criar-boa-rede-contatos-fazendo-curso-distancia-891980.shtml


Compartilhe:
< Página Anterior Listagem Completa de Notícias
© 2016 - Projeto Girassol
Araçatuba - Rua Duque de Caxias, 979 -Vila Bandeirantes - Fone: (18) 3625-6629